Petrobras descobre petróleo no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde em Campos
SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) -A Petrobras realizou uma descoberta de petróleo “de excelente qualidade” em poço exploratório perfurado no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, no pós-sal da Bacia de Campos, informou a companhia nesta segunda-feira.
A perfuração do poço, localizado a 108 km da costa na cidade de Campos dos Goitacazes (RJ), em profundidade d´água de 734 metros, já foi concluída, “tendo intervalo portador de petróleo sido constatado através de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido”.
“Essas amostras posteriormente seguirão para análises laboratoriais, que permitirão caracterizar as condições dos reservatórios e fluidos encontrados, possibilitando a continuidade da avaliação do potencial da área”, disse a Petrobras.
O bloco Sudoeste de Tartaruga Verde foi 100% adquirido pela Petrobras em setembro de 2018, em rodada de Partilha de Produção.
A descoberta reafirma o potencial energético ainda existente na Bacia de Campos, disse o pesquisador Francismar Ferreira, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), ao falar sobre a bacia que têm grandes campos em declínio.
Ferreira destacou que essa descoberta soma-se às demais notificações registradas em 2025 na bacia, provenientes de perfurações da própria Petrobras nos blocos Alto Cabo Frio Central e Norte de Brava, além da descoberta realizada pela Shell no bloco C-M-659.
“A Bacia de Campos é estratégica para a segurança energética nacional. No entanto, a continuidade dessa condição depende da ampliação de investimentos exploratórios visando novas descobertas e de projetos de revitalização dos campos maduros”, disse Ferreira, em nota.
